domingo, 9 de março de 2014

PROJETO GENOGRÁFICO - História Genética

História Genética: Sebastião Gonçalves do Amaral.
Juntos a IBM e a Nacional Geographic embarcaram numa expedição fascinante e possivelmente única na história humana, com destino ao nosso passado coletivo como espécie. Os participantes mais importantes nesta viagem não foram as organizações patrocinadoras – IBM, Nacional Geographic ou a Waitt Family Foudation -, mas todos nós, dezenas de milhares de pessoas ao redor do mundo que contribuíram com sua informação genética a este estudo.
Como participante desse evento, recebi o Kit do material, efetuei a coleta através da raspagem interna das bochechas e enviei-o ao Projeto Genographic. Isto ocorreu em 2007. Alguns meses depois recebi o resultado, que passo a descrevê-lo resumidamente.
Para ter acesso aos dados completos da pesquisa leie a íntegra do texto seguinte e acompanhe as próximas edições sobre o assunto. 
O resultado de meu cromossoma Y identificou-me como um membro do grupo da linhagem genética – haplogrupo E3b.
Haplogrupo (Hg)- são grupos de linhagens genéticas que compartilham uma mutação ou conjunto de mutações características. 
Como os haplogrupos se definem mediante mutações produzidas em um lugar e tempo específicos da história, normalmente apresentam distribuições geográficas representativas da era e do alcance dos sucessos migratórios que integram tal história. Se olharmos o mapa da rota de meus ancestrais, veremos que os membros do haplogrupo E3b carregam consigo as seguintes mutações do cromossoma Y, que são os marcos genéticos identificadores: M168;YAP;M96;M35.
Os marcos genéticos que definem meu ancestral histórico originaram-se a cerca de 60.000 anos com o aparecimento do primeiro marco comum de todos os homens não-africanos, M168, e prossegue em minha linhagem até os dias presentes, terminando com o M35, o marco definidor do haplogrupo E3b.
Jornada de meus ancestrais:

M168: Meu primeiro ancestral.
Época do aparecimento: a cerca de 50.000 a 75.000 anos.
Lugar de origem: África. Provavelmente norte da África, na região do Rift Valley, provavelmente onde fica hoje a Etiópia, Quênia ou a Tanzânia.
Clima: era do gelo. 
Período: Idade da pedra. 
Ferramentas e habilidades: Ferramentas de pedra.

YAP: Uma mutação ancestral.
Época do aparecimento: Cerca de 50.000 anos
Lugar de origem: África, principalmente no sub-Saara africano.
Clima: Idade do Gelo.
Período: Paleolítico Superior

M96 - O próximo ancestral em minha linhagem nasceu entre 30.000 a 40.000 anos no nordeste da África e teve origem do marco genético M96. 
A origem do M96 não é clara. O conhecido é que houve duas grandes ondas de migração para fora da África. A cerca de 40.000 anos o clima mudara mais uma vez e tornara-se mais frio e mais árido. Áreas verdes africanas tornaram-se desertos. 
Por 20.000 anos toda a região do Saara tornou-se inabitável. Com isso, meus ancestrais só tinham uma opção: mudar-se para o meio-leste - região do Mediterrâneo.

M35: Fazendeiros neolíticos.
Época do aparecimento: 20.000 anos
Lugar de origem: Meio-Leste.
Clima: Idade do Gelo.
Período: Paleolítico Superior e Neolítico. 
Meus ancestrais foram os primeiros agricultores das terras da região do Mediterrâneo. 
Ao final da última idade do gelo, cerca de 10.000 anos atrás, o clima mudara mais uma vez o que favoreceu à Revolução Neolítica, alterando o estilo de vida humano de caçadores nômades para agricultores, encorajando ainda mais a migração através do mundo Mediterrâneo.
Abaixo o texto integral do projeto,que deverá ser acompanhada com o vídeo cujo link encontra-se no início deste artigo.
Projeto Genoma (Clique para ver o vídeo)

























Nenhum comentário:

Postar um comentário